Terça-feira, 27 de Maio de 2008

Apresentação de ideias e alternativas para o Largo José Afonso

 

 

 

Contactamos o Instituto Português da Juventude, no qual conseguimos uma reunião com a Drª Rosário Nunes e Eliana Vilela, que nos receberam prontamente e nos deram todos os esclarecimentos de forma a conseguirmos participar  no programa Juventude em Acção de forma a obtermos os apoios necessários para seguir com o nosso projecto em frente.

Temos vindo ao longo do ano a preparar alternativas a actual cidade, e é neste sentido que vamos apresentar a nossa proposta para a realização de um parque de skate no largo José Afonso.

 

Em nossa opinião seria uma estrutura atraente para os jovens, tendo em conta que tem uma localização privilegiada, situando-se num local próximo do IPJ (Instituto Português da Juventude) e num local central ao nível da cidade.

- Ficaria acessível a todos os jovens que pretendam praticar esta modalidade desportiva, quer sejam da cidade ou morem nos arredores.

- Seria um local para profissionais e também para amadores e possíveis praticantes.

- Poderiam ser dinamizados torneios, actividades desportivas relacionados Skate, BMX, Patinagem entre outras.

- Promover concursos de Graffiti de forma organizada e com o intuito artístico, de modo a promover a preservação do espaço e a sua manutenção.

 

Para mostrar esta nossa ideia, decidimos participar no programa ‘’ Juventude em Acção’’, proposta esta que fará parte do nosso projecto final para as ‘’Cidades Criativas’’. Promover a reabilitação do espaço, dinamizando-o, é uma meta, para tal devemos utilizar o máximo da zona e das instalações que estão edificadas, mas sempre com o propósito de criar e dar vida. Nesse sentido pretendemos criar um local que sirva para a prática de competições, anexado a mais equipamentos que sirvam também eles para todos os que queiram praticar as diferentes modalidades. Fazer o ‘’ Máximo com o mínimo’’ será o lema, pois iremos propor um parque de Skate que para além de funcional e próprio para a prática, terá também de ser auto sustentável, em que a manutenção do mesmo fique a cargo da população e de quem o utiliza, e que todos se sintam motivados a preservar esta mais valia, que poderá, se bem sucedido, atrair turismo e ‘’Skaters’’ do país.

Sendo a localização favorável, entendemos este projecto numa óptica de desenvolvimento, que tem vindo a ser estudada ao longo do ano, pois Setúbal tem de renascer e saber evoluir com as gerações mais novas, que querem mais da cidade. Neste sentido optamos pela aposta num espaço que é necessário, visto que o Largo de Jesus não é próprio, nem está equipado para servir quem lá vai e quer praticar. Podemos então, se quisermos, dinamizar o largo José Afonso, que para além da sua localização e espaço pode contribuir para o desenvolvimento do comércio envolvente e da zona ribeirinha. Como acima referimos, é importante dar espaço a todos os jovens, porque entendemos que o novo precisa de amigos, propomos que se realize com alguma frequência concurso de Graffiti, de modo a incentivar o desenho em locais correctos, e a despertar consciências sobre a importância da preservação dos nossos locais públicos, assim como de toda a cidade. Pretendemos ainda promover concursos de todas as modalidades que sejam compatíveis com o parque, para que todos, possam de igual modo usar e aprender, mas principalmente divertirem-se, pois o principal propósito desta proposta é promover o desporto saudável, o companheirismo e a relação entre todos, para que a troca de experiências e de saberes não se restrinja só aos que já dominam bem estas áreas, mas para que todos os que querem aprender o possam com a experiência dos mais sabedores. 

 

Publicado por ferlede às 15:57
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

.Mais sobre nós

.Pesquisar neste blog

 

.Outubro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Posts Inovars

. Exposição Itinerante “Cid...

. Trabalhar é gratificante

. Resumindo um ano de traba...

. Cartaz

. Requalificação da Zona Ri...

. Apresentação de ideias e ...

. O momento é de trabalho e...

. Notícias que nos agradam ...

. Inovars - The Return

. Notas do 2º Período

.Arquivos

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

.tags

. todas as tags

.Links

.Visitas

.Clock

blogs SAPO

.subscrever feeds